esportes olimpicos









Como é praticado cada esporte
Saiba como é praticado cada esporte:
 
Jogos Olímpicos de Verão


Atletismo
: conjunto de esportes constituído por corrida, lançamentos e saltos.


Badminton: semelhante ao tênis, porém praticado com raquete, e peteca ou volante.

Basquetebol: jogo que tem como objetivo acertar a bola na cesta, disputado por duas equipes.

Boxe: esporte de combate que usa apenas os punhos para defesa e ataque.

Canoagem (velocidade): desporto náutico praticado com canoa ou caiaque, com o objetivo de atingir a maior velocidade e chegar no menor tempo possível.

Canoagem (Slalon): prova realizada em águas rápidas, onde o canoeiro precisa passar por 18 a 25 "portas", com o objetivo de fazer o percurso sem faltas e no menor tempo possível.

ciclismo_.jpgCiclismo (BMX): provas de corrida com obstáculos.

Ciclismo (mountain bike): provas disputadas em pistas de terra, com buracos, elevações e obstáculos.

Ciclismo (estrada): competição realizada em estradas de asfalto, com diferentes modalidades: provas de um dia, por etapas, individuais contra o relógio, por equipe e ultra maratona.

Ciclismo (pista): as competições são em pistas construídas especialmente para a prova, conhecidas como velódromo (concreto ou madeira). Conta também com diferentes modalidades: perseguição por equipes, individual, velocidade olímpica, Madison, Km, Keirin, Strach e corrida por pontos. 

Esgrima: forma de combate em que o objetivo é tocar o adversário com uma lâmina, ao mesmo tempo que se evita ser tocado.

boxeFutebol: Jogo entre dois times, que tem como objetivo deslocar a bola através do campo e colocá-la dentro do gol adversário.

Ginástica artística: ginástica com combinação de exercícios sistemáticos, e utilização de aparelhos (cavalo com alças, argolas, barras paralelas, barra fixa, solo e salto).

Ginástica rítmica: movimentos de corpo em dança de variados tipos, e dificuldades combinadas com a manipulação de pequenos equipamentos.

Ginástica de trampolim: ginástica feita sobre o trampolim, que consiste em liberdade, vôo e espaço, com inúmeros mortais e piruetas.

Golfe: arremesso com um taco em uma pequena bolinha, com o objetivo de passar pelo percursso e terminar no buraco, onde a bolinha deve cair.

Handebol: é uma adaptação do futebol, porém jogado com as as mãos. Mas o objetivo é o mesmo, ponturar no gol adversário.

Hipismo: é a arte de transpor obstáculos sobre um cavalo.

Hóquei sobre a grama: jogo competido por duas equipes em um campo, com o objetivo de fazer gol no adversário, com a utilização de um stick (taco de hóquei) e uma bolinha pequena.

Halterofilismo: é o levantamento de peso, e o objetivo é levantar a maior quantidade possível do chão até sobre a cabeça.

Judô: uma arte marcial de defesa pessoal, que tem como objetivo derrubar o adversário, imobilizando-o, com as costas ou ombros no chão durante 30 segundos.  

Luta livre: um tipo de luta onde o praticante tem o objetivo de derrotar o oponente sem o uso de objetos.

Nado sincronizado: esporte que inclui conceitos da natação, ginástica e dança, os nadadores executam uma sequência sincronizada de movimentos elaborados na água, acompanhada com música.

nataçao.jpgNatação: o objetivo é que os nadadores se desloquem de uma ponta à outra, através de um determinado tipo de nado. Vence quem chegar primeiro.

Pentatlo moderno: é um esporte que compõem-se por cinco modalidades diferentes: hipismo, esgrima, natação, tiro esportivo e corrida. Vence quem conseguir o melhor desempenho geral ao somar a pontuação.

Pólo aquático: o princípio é como o handebol, as equipes precisam jogar a bola com as mãos dentro do gol adversário, mas é praticado dentro da piscina.

Remo: esporte praticado em barcos estreitos, nos quais os atletas usam remos para movê-lo com a maior velocidade que conseguem alcançar.

Rugby: o objetivo é fazer com que a bola entre na "área de validação" adversária. O time é formado por 15 pessoas, que devem passar a bola com a mão somente para trás e para o lado, ou chutá-la para frente. A grande diferença desse jogo, é que os jogadores podem segurar os openentes, e ter um grande contato físico, aplicando diversos "golpes", como o "tackle", "ruck" e "maul".

Saltos ornamentais: o objetivo é saltar de uma plataforma, executando movimentos estéticos durante a queda na água.

Taekwondo: arte marcial de defesa pessoal, com o objetivo provocar um nocaute através de várias golpes, mas sem agarrar, socar o rosto, empurrar, ou atingir abaixo da cintura.

Tênis: a quadra é dividida por uma rede em duas partes, e o objetivo é rebater a bola para além da rede através de uma raquete. A pontuação ocorre quando a bola bate no solo da quadra adversária.

Tênis de mesa: é como o tênis de quadra, mas praticado em uma mesa, com o objetivo de marcar pontos. A bola só pode bater uma vez de cada lado da mesa, e o ponto é marcado quando o adversário manda a bola para fora da mesa ou quando não alcança a bola.
volei
 
Tiro: prova esportiva que usa arma de fogo ou ar comprimido, envolvendo teste de precisão e velocidade.

Tiro com arco: o objetivo é o uso de arco e flecha para atingir um alvo, variando as distâncias e os tipos de prova.

Triatlo: são três modalidades juntas sem interrupção: natação, ciclismo e corrida.

Vela: esporte que ocorre com barcos movidos pela vela, portanto só se usa a força do vento. As competições ocorrem por uma série de regatas, e a cada regata o barco soma determinada pontuação.

Volêi (praia): esporte praticado na areia, com o "campo" dividido em duas partes por uma rede, e com dois a quatro jogadores por time. O objetivo é passar a bola sobre a rede de forma que caia dentro do campo adversário, utilizando somente as mãos, com direito a três toques.  

Vôlei (quadra): possui o mesmo objetivo do vôlei de praia, porém é jogado em uma quadra e com um time de seis jogadores.
 
 
Jogos Olímpicos de Inverno

esporte.jpgBiatlo: envolve dois esportes, o esqui cross-country (maratona de esqui, com subidas, descidas e trechos planos) e o tiro.

Bobsleigh: é um esporte que utiliza um trenó, para descer em pistas de gelo sinuosas e estreitas. As equipes são de duas a quatro pessoas.

Skeleton: é um tipo de trenó, que o competidor desce deitado de peito para baixo, atingindo umas das maiores velocidades de esportes no gelo.

Curling: é realizado por uma equipe em uma pista de gelo, que tem como objetivo lançar pedras de granito o mais próximo possível de um alvo, utilizando a ajuda de varredores.

Esqui alpino: é um tipo de modalidade do esqui, com o objetivo de efetuar uma descida em velocidade, desviando de obstáculos, no menor tempo possível.

Salto de esqui: o atletas descem uma rampa com o esqui, e tem o objetivo de aterrissar o mais distante possível, e o resultado conta também com pontos de estilo.

Snowboard: o objetivo é se equilibrar em uma "prancha", porém em uma superfície com neve. Existem várias modalidades do snowboard, algumas que são realizadas em estruturas artificiais em forma de "u" cobertas de gelo, e outras em rampas artificiais.

Hóquei no gelo: realizado por duas equipes, onde os jogadores usam patins sobre o gelo,  com o objetivo de movimentar um "disco", usando tacos, e colocá-lo na baliza do adversário.

Luge: é um dos tipos de descida com trenó. O luge é uma pequena armação de metal, onde o atleta vai deitado com o peito pra cima.

snowboardPatinação artística: o atleta precisar patinar, se equilibrar e fazer diversas acrobacias numa espécie de coreografia. São várias categorias: de pares, individual, com progaramas curtos e longos, show, e precisão.

Patinação de velocidade em pista curta: é um tipo de corrida, feita em uma pista oval, usando-se a partida em linha, portanto o que importa é a velocidade.

Patinação de velocidade: é uma corrida de patins no gelo, com diversos estilos: individual, de 500m, 100m, perseguição (equipes), allround e sprint.
Esportes Olímpicos
Jogos Olímpicos
Como é praticado cada esporte
Jogos Paraolímpicos
Fale Conosco
Mapa do site